ANTENA QUADRA CUBICA

CUBICA DE QUADRO PARA A FAIXA DO CIDADÃO

 RHONY ALAN G. BARROS, PY1MHQ


ESTE ARTIGO FOI DA REVISTA ELETRÔNICA POPULAR 1980 VOL.48

Os PX de Nova Friburgo, que apenas conseguiam "QSO de Esquina" com suas antenas convencionais "piano de terra", pediram a ajuda de PY1MHQ, que projetou e orientou a construção desta direcional,

que esta proporcionando QSO intercontinentais aos PX de friburguenses, dentro dos 5 watts regulamentares, com toda comodidade e sem causar a TVI dos "lineares" ilegais.

Atendendo a solicitação de dois amigos operadores da Faixa do Cidadão, eu, o Badini (PY1WA) e o Lev (PY1LG) construímos duas cúbicas de quadro de dois elementos (uma das mais populares direcionais utilizadas pelos  radioamadores),  






utilizando   mate­riais facilmente encontráveis e que demonstraram um desempenho inteiramente satisfatório, a um custo muito baixo, muito inferior ao das unidades comerciais (testas são mais dispendiosas por serem construídas com materiais mais específicos, por serem mais leves e mais fáceis de armar e .... por já estarem prontas!)

Especto geral da antena cúbica de quadro como dois elementos.



A antena propriamente dita é formada por dois quadros feitos com condutores cobre. terminados por isoladores.Esses quadros são mantidos em posição Por oito braçadeiras de material isolante. Tais como bambu tratado  contra intempérie. Fibra de vidro etc. Os braços são fixados por grampos em "U" a placas metálicas (dimensões: 40 X 40 X 0,5 cm), soldadas ou aparafusadas a um tubo de ferro, ou cantoneira do mesmo material, suficientemente resistentes para manterem os quadros simétricos entre si. As placas  metálicas e o tubo (ou cantoneira)




Detalhes construtivo da gôndula. Note que durante a soldagem das cruzetas deve-se cuidar de manter seus planos perpendiculares ao tubo de ferro. Da mesma forma, as vias da cruzeta, uma em cada extremidade, deverão ficar paralelas entre si.
Obs: igualmente , a posição em qe deve permanecer a união do 3/4'', apos sua fixação o centro da gôndula.




De forma a sim fica alinhados ambas laterais na hora da soldagem entre as cruzetas, não esquecendo que do detalhe do T central para o mastro de sustentação.Abaixo as medidas da gôndula central de sustentação.




agora a e medidas do diretor/radiante frontal com detalhes da sua construção com a espessura de fio de 1.5mm ou aproximado a essa seção de fio esmaltado com as medidas do tamanho geral das 4 varas de bambu que pode ser substituídos por canos de PVC ou ate mesmo varas de fibra de vidro ou carbono.




O Quadra Refletor:

O quadro refletor foi construído e montado da mesma maneira que o   irradiante.  A  unica diferença  e que, enquanto conectamos o balum ao irradiante, de-vemos ligar a seção foi datadora ao refletor, conforme ilustra a seguir.





 A seção adaptadora "GAMA RX'' consta de dois pedaços de fio rígido de cobre com diâmetro de 1,6 mm (14 AWG). Melhor seria  usar fio com 2 mm de diâmetro (12 AWG), com cerca de 40 cm de comprimento cada um.






Bom para calibração da onda estacionaria vai depender desse gama no refletor pois com ele vai ser um fator ressonante entre o quadro diretor/irradiante para o refletor, na execução da calibração e recomendado que você esteja no canal 5 AM pois onde a um QRM contante devido ser uma canal movimentado pelos caminhoneiros da estada brasileira. Pois bem você vai direciona ela para maior QRM no S-Miter do radio a pois isso você vai regular o gama também para maior QRM usando um pedaço de fio soldando na transversal do gama diminuindo ou aumentando o curto circuito da seção descrita acima a pois verifique SWR para menos ROE possível entre 1.1 a 1.2 máximo.






Este que esta segurando a antena eo walter - PX1B-5860 a sua esposa D. walza e pelo amigo Badini, PY1WA.

OBs: se algum amigo conheceu esses pessoas deixe seu relado do seus paradeiro ok 73s a todos... 

6 comentários:

muy bueno tgodo y los contactos en la moto

ola amigo 73s. si los contactos de la motocicleta honda CB radio .. gracias

Muito interessante antena quadra cúbica para 11 metros. estou procurando uma para 80 metros. Não encontrei nada com detalhes
atualmente.

eu queria saber quantos DB dá uma antena dessa

Hola tengo unas varas de aluminio forradas de un plástico aislante el cual no tocaría nada, no se si el efecto de radiofrecuencia, influiría mucho en vez de poner pvc, fibra o bambú, por supuesto el hilo seria de 3mm forrado.

Postar um comentário